comic-con-logo-image Filmes, Internet, Literatura

O que é a Comic-Con?


As férias escolares não são o único motivo que faz do mês de julho um dos mais aguardados do ano. O sétimo mês do calendário é marcado também pela Comic-Con, evento sediado na cidade de San Diego, Califórnia. Voltado, no início, para a reunião de leitores das revistas em quadrinhos, a convenção cresceu e tornou-se o maior evento nerd do mundo, reunindo fãs das mais variadas mídias: cinema, televisão, games, literatura e, claro, hqs.

Iniciada na década de 1970, a Comic-Con tinha como sede um hotel, o U.S. Grant, onde os fanáticos pela arte sequencial se reuniam e trocavam revistas e ideias sobre suas histórias e heróis favoritos. O aumento no número de frequentadores, consequência da popularidade cada vez maior que as revistas em quadrinhos foram ganhando com o tempo, levou o evento para outras sedes até que, em 1991, o San Diego Convention Center tornou-se o lugar definitivo da convenção, acolhendo, a cada nova edição, frequentadores de todos os cantos do planeta.

A grande repercussão dada pelos veículos especializados fez da Comic-Con o ambiente perfeito para a divulgação das novidades do mundo do entretenimento. Em painéis, estandes e auditórios, as grandes produtoras de cinema e televisão anunciam as novidades para os próximos anos e divulgam, em primeira mão, projetos grandiosos e suas maiores apostas. Trechos de filmes e trailers levam os presentes à loucura e a reação da plateia serve, muitas vezes, de termômetro para a expectativas em relação aos lançamentos futuros. Editoras promovem encontros entre autores e leitores e, no caso mais específico dos quadrinhos, é ocasião da entrega do Eisner Awards, principal premiação aos realizadores da nona arte.

É da Comic-Con que surgem muitas das novidades sobre os grandes e mais aguardados filmes de Hollywood. Fiquem atentos, pois algumas delas serão divulgadas aqui, no Mundo Blá. Não deixem de conferir!